Postagens Recentes Slid

Itaranet

Itaranet

Câmara Municipal Itarantim

Câmara Municipal Itarantim

22 de nov. de 2020

ITARANTIM: Pra quem naninha fica, a Bomba está no final da matéria

 


Hoje Domingo 22 de novembro faz exatamente 07 dias que ocorreram as eleições municipais em todas as cidades do nosso país e em Itarantim, uma eleição bastante tranquila o povo num ato democrático elegeram pelo PSD Fábio Gusmão prefeito e Cláudio vice, os vereadores eleitos MDB: Naninho, Jeferson Moto Taxi e Hilton Rocha; PP: Irmão Juarez e Léo Ferreira; DEM: Dr. Álvaro Martins e Zeza. PL: Dudu dos Tutas; PSD: Pedro Paulo e Raimundo do Sindicato; PT: Diu Serrador.

Eu achei muito interessante a matéria publicada pelo blog Folha do Sudoeste, matéria essa redigida por um cara que eu tenho uma enorme admiração falo do Escritor *J Rodrigues Vieira. 

Vamos ver na integra a matéria logo a baixo vou deixar minha opinião e considerações.

"Chegou a hora de uma definição política de reversão para enfrentarmos o que se anuncia para os próximos quatro anos no município. Não podemos permitir a provocação daqueles que entendem como política acreditando ou dando crédito a determinados tipos de comportamento impassíveis aos horrores de suas obscuras intenções. Não podemos permitir que transformem o resultado de uma eleição em desorganização político-social como praticam e querem os mais astutos com a ‘pornô-fonética lapada’.

O apelo é justamente para o resultado das eleições municipais 2020. O povo elegeu Fábio Gusmão prefeito e, Cláudio da Padaria para o cargo de vice-prefeito. Também, elegeram os representantes para compor a Câmara de Vereadores. A definição do jogo democrático se desenrola nessa disputa de equilíbrio.

***

Assim ficou a composição do poder legislativo:

MDB: Naninho, Jeferson Moto Taxi e Hilton Rocha;

PP: Irmão Juarez e Léo Ferreira;

DEM: Dr. Álvaro Martins e Zeza.

PL: Dudu dos Tutas;

PSD: Pedro Paulo e Raimundo do Sindicato;

PT: Diu Serrador.

Nessa perspectiva, estarão em oposição ao prefeito, 7 dos 11 vereadores.

***

O desempenho de outros números explicam a composição de forças na casa de leis, dessa vez por legendas representadas:

Oposição

MDB obteve 2.332 votos e elegeu 3 vereadores;

PP obteve 2.026, elegendo 2 vereadores;

DEM obteve 1.352, elegendo 2 vereadores.

Somando 5.710 votos e ocupando 7 cadeiras.

Situação

PSD com 1.956 votos, elegendo 2 vereadores;

PL com 1.216 votos, elegendo 1 vereador;

PT com 777 votos, elegendo 1 vereador.

Somando 3.949 votos e ocupando 4 cadeiras.

***

Como podemos certificar, de acordo com TRE – Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, as linhas que formarão oposição, saíram das urnas com 5.710 votos, contra 3.949 votos dos partidos que formaram a coligação do prefeito eleito. Com isso, as forças de oposição tiveram 1.761 votos de vantagens nas urnas. Sendo que, ainda, numa soma simples, os três partidos oposicionistas tiveram 5.710 votos juntos, contra 5.679 votos individuais de Fábio Gusmão e Cláudio da Padaria.

Esse é um texto destinado para reflexão dos eleitos em linhas de oposição. Um texto para que analisem a expressão do povo através das urnas e a métrica dos números. Não precisa ser um exímio matemático para compreender que a “lapada” que gritam pelas ruas é reflexo da incompreensão do processo eleitoral: um castelo de areia.

Com isso, os vereadores eleitos: Naninho, Jeferson Moto Taxi e Hilton Rocha; Juarez e Léo Ferreira; Dr. Álvaro Martins e Zeza, devem refletir e compreender o campo de jogo para equilibrar os poderes. Para isso, seria prudente que iniciassem rodas de conversas entre si e os dirigentes políticos e partidários de suas respectivas legendas para encaminhar uma operação lógica e dar uma resposta ao manifesto carnavalizado que atormenta a cidade com uma imaginada coroa de papel que querem oferecer em exultação ao prefeito eleito, como se fosse ele, senhor donatário de uma província. Um governo que nem iniciou e já se afoga em seus exageros.

Por assim ser a vontade popular, os vereadores eleitos em oposição ao prefeito, não podem se deixar seduzir pelas mumunhas rapouseiras de sempre. Seria triste e lamentável não honrarem os 5.710 votos que suas legendas receberam. Por consequência, as urnas falaram e a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores é honra e responsabilidade da oposição que será o grande equilíbrio para a normalização e funcionamento dos poderes públicos municipais".

*J Rodrigues Vieira é escritor, Membro da União Brasileira dos Escritores, autor de Estação 94 – Vale dos Mundos Paralelos – Silêncio, Rosas e Ruínas – Cerro em Chamas Encantadas – Iluminante – Serra Vermelha – Cidade Imaginada – Quilates – Inglória – Com Sequência. Do Blog Folha do Sudoeste

VAMOS DESTACAR  numa lógica onde o que mais interessa numa eleição são números e é obvio que no legislativo a oposição saiu fortalecida, foram exatos 5.710 votos quando somados os vereadores eleitos de oposição, contra 3.949 votos da coligação do prefeito eleito. Com base nisso segundo informações de bastidores a presidência da casa legislativa para o biênio 2021 e 2022 deve ficar com a oposição.

Não quero lançar pimenta no salão, muito menos no olho de alguém, mas também este blogueiro não pode se calar diante a informação que acabo que receber é de que três nomes aparecem e forte postulando a tão desejada cadeira da presidência, são eles: Zeza, Hilton e Pedro Paulo este, provável como sempre, o divisor da balança.

A qualquer momento mais informações sobre este assunto, porque aqui em Itarantim, a política nunca acaba.

Por Euclides Jr - Politize Itarantim






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário