Postagens Recentes Slid

Itaranet

Itaranet

Câmara Municipal Itarantim

Câmara Municipal Itarantim

16 de jan. de 2021

Bahia dará entrada em pedido de liminar para autorização da Sputnik V neste sábado

 


O governo baiano já havia decidido que iria ao Supremo Tribunal Federal (STF), para buscar autorização para a aquisição de doses da Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19 (veja aqui). O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou, nas redes sociais, que a entrada com o pedido de liminar ocorrerá ainda neste sábado (16).

Segundo Vilas-Boas, “um time de procuradores constitucionalistas virou a noite e madrugada” para construir uma ação que solicite a autorização de importação da Sputnik V; a aprovação do registro emergencial da vacina; e a equiparação da agência regulatória russa ao artigo 16 da Medida Provisória 1026/2021, que a deixou de fora do rol de agências internacionais com convalidação automática.

 

“Com a negativa da Índia, insuficiência da Pfizer e demais fabricantes mundiais, não há justificativa para continuar negando ao povo brasileiro o acesso imediato às 10 milhões de doses da Sputnik V, com 91% de eficácia”, disse o secretário.


Argentina, Bolívia, Paraguai e Venezuela já autorizaram o uso emergencial da Sputnik V, sem exigência de ensaios clínicos adicionais no país. O Chile também tem se movimentado para aprovar a vacina.




VEJA MAIS...


Covid-19 matou mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo


Mais de 2 milhões de pessoas já morreram em decorrência da contaminação pelo novo coronavírus. De acordo com o monitoramento da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, até às 17h30 desta sexta-feira (15), 2.003.625 pessoas perderam a batalha para o coronavírus.

Os Estados Unidos lideram a lista dos países com mais óbitos: foram 390.649. Na sequência, aparecem o Brasil, que contabiliza 207.095 óbitos, a Índia (151.918), o México (137.916) e o Reino Unido (87.448).

 

Ainda segundo a universidade americana, ao todo, 93.580.828 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 desde que o primeiro caso foi registrado em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China.






BahiaNotícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário