Postagens Recentes Slid

Itaranet

Itaranet

Câmara Municipal Itarantim

Câmara Municipal Itarantim

26 de fev. de 2021

SEMPRE FLAMENGO O MAIOR CAMPEÃO DE BRASILEIROS

 


Sempre que acaba o Campeonato Brasileiro, eu coloco no Twitter minha listinha atualizada de campeões. E sempre dá bafafá. Ela é assim: 

8- Flamengo 

7- Corinthians 

6- Palmeiras e São Paulo 

4- Vasco 

3- Cruzeiro, Fluminense e Inter 

2- Santos e Grêmio.

Os torcedores do Palmeiras dizem que "quem tem mais, tem 10". São os que ficam mais bravos comigo, me xingam para caramba nas redes sociais. Como se minha percepção fosse algo mais que isso. E como se a grandeza do Palmeiras dependesse disso. O Campeonato Brasileiro começou em 1971. Foi isso o que eu aprendi e com essa informação convivi ao longo da vida toda. Nunca houve debate. Nunca. Nasci em 1979, me conheço por gente e acompanho futebol desde 1985, por aí. Frequentei escola, faculdade, ambientes de trabalho. Nunca houve esse debate de unificação.

Quando o Palmeiras foi campeão com aquele timaço em 1994, meus amigos e familiares palmeirenses comemoraram o tetracampeonato sem qualquer problema. Felizes da vida. Ninguém se considerava octa. Ninguém rasgou jornais e revistas reclamando do termo "tetracampeão" no pôster - os mais jovens nem devem entender isso o que estou falando. Os times campeões eram eternizados em pôsteres que podiam ser comprados nas bancas de jornal.

Não estamos falando de um debate que era parte do nosso dia a dia. Absolutamente ninguém colocava em dúvida a lista de campeões brasileiros a partir de 1971. E isso não significa esquecer o passado. Eu sou torcedor da Portuguesa. E a Portuguesa foi duas vezes campeã do Rio-São Paulo em 1952 e 1955. Era o campeonato mais forte do Brasil na época. O time era um dos mais fortes do país e cedia jogadores à seleção brasileira. O Rio-São Paulo deveria ser considerado "Brasileirão"? Não, não deveria. O Rio-São Paulo era o Rio-São Paulo. E ponto.



Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário