Postagens Recentes Slid

Itaranet

Itaranet

Câmara Municipal Itarantim

Câmara Municipal Itarantim

31 de mai. de 2021

Tarifa de ônibus intermunicipais ficará mais cara a partir de terça-feira

 


O valor da passagem em ônibus intermunicipais na Bahia terá um reajuste de 6,8% e os novos valores começarão a ser cobrados a partir da próxima terça-feira (1º). A informação foi divulgada neste domingo (30) pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba).

De acordo com o órgão, o reajuste é anual e será concedido com base na correção de uma “cesta de índices”, como o diesel, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Índice Geral de Preços (IGPM)

Ainda como justificativa para o reajuste, a Agerba informou que “a margem é determinada através de pesquisas que analisam o gasto das empresas com os funcionários, peças dos ônibus, combustível, entre outros insumos”. Segundo informou o G1, o último reajuste ocorreu em março de 2020.



Bahia

URGENTE: Carreta carregada de cerveja pega fogo; veja vídeo

 


Uma carreta carregada de cerveja e outras bebidas pegou fogo em estrada que passa pelo trecho Menino Jesus, distrito de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Em vídeos gravados do momento do incêndio, é possível ver uma vasta fumaça se espalhando. O veículo de carga aparece parado na pista enquanto populares ajudam a retirar as os produtos encaixotados de dentro da caçamba.

Veja vídeo:

*Matéria em atualização


Bnews

Avião de pequeno porte cai sobre casa; piloto, de 77 anos, recusou atendimento

 


Um avião de pequeno porte caiu sobre uma casa, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, segundo a Polícia Militar (PM). O acidente aconteceu na tarde deste domingo (30) e não tinha ninguém no imóvel no momento da queda.

De acordo com a Polícia Militar, a queda aconteceu por volta das 14h40. A casa atingida fica no bairro Guarituba, ao lado do Aeródromo.

O piloto, Elis Parzianello, de 77 anos e que mora em Curitiba, sofreu ferimentos leves na região da cabeça e recusou atendimento médico, de acordo com a polícia.

Parzianello contou que pilota desde 2005 e esse era o quarto avião que tinha desde então. Ele afirmou que o problema não foi mecânico e que o acidente ocorreu no momento que ele pousava na pista do Graciosa Ultraleve Clube, de onde havia saído.

“Dei uma volta, era um passeio doméstico para não deixar o avião tão parado. No pouso ele [avião] flutuou mais do que o necessário, avançou muito na pista e fui obrigado a arremeter para tentar um pouso mais adequado”, contou.

O piloto acrescentou que o avião bateu no imóvel quando ele tentava corrigir uma manobra após ter arremetido.

“Quando arremeti, dei toda a aceleração para passar por cima do muro. Como o flap estava acionado, o avião subiu bastante. Quando tirei o flap o bico caiu e a asa inclinou. Fiz uma manobra de correção e ele [aeronave] caiu para o lado. Fiquei preocupado que estava vazando combustível e pudesse pegar fogo. Consegui sair rapidamente”, esclareceu o piloto.

Susto grande
A moradora do imóvel, Micaeli Cristina Monteiro, contou que ela, as duas filhas e o marido tinham saído para comprar um lanche.

“Foi um livramento. Foi um susto muito grande voltar e encontrar um avião dentro de casa”, afirmou.

Um vizinho do imóvel contou que a queda do avião provocou um barulho forte.

“Estava assistindo TV no quarto quando ouvi um estrondo. Saí e tinha um monte de gente pro lado de fora e um vizinho socorrendo o piloto. Ficamos preocupados porque o combustível estava vazando”, acrescentou Jonatas Maciel de Oliveira.



Com informações do site: Seridó 360

URGENTE: Mulher é brutalmente atropelada pelo próprio irmão, cenas fortes

 


Um homem atropelou a própria irmã, de 55 anos, durante uma discussão por uma casa deixada de herança no interior do Ceará, na tarde de sexta-feira (28). 

Segundo testemunhas, antes do atropelamento os irmãos haviam discutido em razão da residência. Quando o homem estava dentro o veículo para deixar o local, a irmã dele se colocou na frente da caminhonete.

O homem acelerou o carro, atropelando a mulher, que teve ferimentos graves. O motorista, que não teve a identidade divulgada, fugiu e ainda não foi localizado. A cena foi presenciada por familiares da vítima e vizinhos, que registraram o momento.

A Delegacia Municipal de Pentecoste investiga o caso. Agentes da Polícia Militar e da Polícia Civil realizam buscas na região para tentar localizar o suspeito do atropelamento.

Cenas fortes: Veja o vídeo aqui!




Com informações do site: Portal CM7

URGENTE: Filho faz vídeo esfaqueando mulher que prometeu matar a sua mãe, cenas fortes

 


Nas imagens, ele explica que a mulher estava ameaçando sua mãe há dias e ele tomou a atitude para ‘defender a família’

Um jovem de 18 anos fez um vídeo após esfaquear uma mulher na rua nesta quinta-feira (27/05), no bairro 28 de Outubro, em Umuarama, região norte do Paraná. As informações são do Portal CM7.

A vítima foi levada ao hospital em estado grave. Segundo informações, a mulher chegou na casa em que o jovem mora com a mãe e o padrasto com uma faca, com a intenção de cumprir as ameaças que fazia à família.

De acordo com a mãe do menino, a vítima foi amante do padrasto e não aceitou quando ele desistiu do relacionamento e voltou para a família.

A mãe do menino também afirmou que ele não tem passagens pela polícia. Os envolvidos no caso foram levados à delegacia para prestar depoimento.


vídeo Cenas Fortes, clica aqui Veja o vídeo aqui!



Ultima  Noticia 

URGENTE: Vídeo mostra acidente no anel rodoviário, assista

 

Um acidente foi registrado na noite deste domingo (30) no anel rodoviário de Vitória da Conquista, trecho próximo a Urbis 6.

Ainda não temos informações do número de feridos.

Veja vídeo:



BlogdoRodrigo

Conmebol anuncia o Brasil como sede da Copa América

 


Presidente da Conmebol afirma que Bolsonaro garantiu organização da Copa América "de imediato" no Brasil

Após agradecer ao Brasil por se colocar à disposição para sediar a Copa América, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, afirmou que o governo brasileiro deu garantias para a organização do evento.

"O presidente (Rogério) Caboclo conversou com o presidente Jair Bolsonaro, que apoiou a iniciativa de imediato, com o aval dos Ministérios da Casa Civil, da Saúde, das Relações Exteriores e da Secretaria Nacional do Esporte", afirmou Alejandro Domínguez.

O dirigente da Conmebol foi além: "O governo brasileiro demonstrou agilidade e capacidade de decisão em um momento fundamental para o futebol sul-americano", acrescentando que "o Brasil vive um momento de estabilidade."

Autoridades sanitárias da Argentina não admitiram a realização da Copa América em seu país. Sem saída, a Conmebol apelou ao Brasil, que mesmo ainda registrando alto número de infecções e mortes diárias, se prontificou a ser sede do torneio originalmente marcado para começar no dia 14 de junho.

"O Brasil tem comprovada infraestrutura e experiência acumulada recentemente para organização a competição", enfatizou Domínguez, lembrando da Copa do Mundo de 2014, dos Jogos Olímpicos de 2016 e também da final da Libertadores, em janeiro.


BAHIA é responsável por 13,5% das mortes violentas registradas no 1º trimestre de 2021 em todo o país

 


Em número absolutos, a Bahia liderou a quantidade de casos entre janeiro e março, no país, com 1.449 registros. São dois casos a menos do o total registrado no 1º trimestre de 2020.

A Bahia foi o estado responsável por 13,5% de todas as mortes violentas registradas no país, no primeiro trimestre deste ano. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (31), pelo Monitor da Violência, que apontou um recuo de 11% nos assassinatos ocorridos no período, no Brasil.

Segundo os dados, a Bahia registrou entre janeiro e março deste ano, 1.449 mortes violentas (homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte), enquanto o Brasil como um todo teve 10.663 registros.

Na segunda posição, como o estado que mais contribuiu para o total assassinatos no país, no primeiro trimestre de 2021, vem o Rio de Janeiro, com 9%, ou 964 casos em números absolutos. São Paulo vem em terceiro (846) e Ceará em quarto (805).

 

Das 1.449 mortes violentas registradas na Bahia, neste primeiro trimestre, 507 foram em janeiro, 432 em fevereiro e 510 em março.

 

O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

Queda no nº de assassinatos

 

Os dados nacionais mostraram que o Brasil teve uma queda de 11% nos assassinatos, nos três primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020.

 

A Bahia está entre os estados que tiveram diminuição dos números, contudo a queda dos casos no estado foi muito pequena, uma diferença de dois casos: 1.451 em 2020, contra 1.449 neste ano.

 

Com isso, o estado registrou a menor diminuição entre os locais que conseguiram reduzir o número de mortes violentas no país: um índice de - 0,1%. O Distrito Federal teve a maior diminuição (-36,8%), seguido por Acre (-28,6%), Amapá (-28,4%) e Ceará (-27,7%).

 

 

·   


GG1Bahia

 

Neto mira Educação da Bahia em 1º vídeo com críticas ao governo Rui

 


O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), cotado para disputar o governo da Bahia nas eleições de 2022, deu início a inserções de vídeos nas redes sociais com críticas ao governo do Estado. Essa é a primeira vez que o líder demista, desde que deixou o Palácio Thomé de Souza, faz críticas diretas à gestão do governador Rui Costa (PT).

Na noite deste domingo, 31, o ex-gestor soteropolitano utilizou as mídias sociais para atacar a Educação no estado e afirmou que ela “parou no tempo”.

“Hoje é considerada uma das piores de todo o país - seja pelas condições da infraestrutura ou da qualidade de ensino. Se a gente quer uma Bahia melhor, precisamos mudar essa triste realidade que atinge o futuro de nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

Com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, Salvador ocupa a 16ª posição no ranking entre as 26 capitais brasileiras e a Bahia a 25ª posição entre os 26 estados mais o Distrito Federal.

“O legado do PT é de posicionar a Bahia como uma das piores educações do Brasil. (...) Se a situação era ruim, com a questão da pandemia fica ainda muito mais desafiador tratar da educação”, disse em um dos trechos do vídeo.

As aulas das Redes Estadual e Municipal de Ensino da capital baiana estão suspensas desde o início de março do ano passado por conta da pandemia. O decreto estadual suspendeu o calendário letivo em todas as escolas, inclusive da rede privada, independentemente de existir atividades remotas que Estado, Município ou as escolas particulares proporcionem aos estudantes baianos e soteropolitanos durante esse período.



ATarde

28 de mai. de 2021

ITARANTIM: Executivo atende indicação de acessibilidade de Vereador Léo Ferreira

 


O vereador Léo Ferreira tem mostrado um verdadeiro representante das pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida. 

Léo Ferreira fez indicação na Câmara de Vereadores para Construção 𝗱𝗲 R𝗮𝗺𝗽𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗖𝗮𝗱𝗲𝗶𝗿𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗻𝗮 𝗖𝗹𝗶𝗻𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗲 𝗥𝗲𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝘁𝗮ção 𝗱𝗲 𝗜𝘁𝗮𝗿𝗮𝗻𝘁𝗶𝗺 𝗹𝗼𝗰𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼 𝗲𝗺 𝗳𝗿𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗮𝗼 𝗕𝗮𝗻𝗰𝗼 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹. 

A solicitação do vereador foi atendida pelo executivo. 

O direito a acessibilidade é um meio de garantir que as pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida possam desfrutar do direito de circularem e se movimentarem pelos espaços da cidade de forma plena e livre de barreiras. O direito foi assegurado na Constituição Federal brasileira.


ACESSIBILIDADE - Estamos juntos nesta luta #LÉOFERREIRA


Politize Itarantim

27 de mai. de 2021

ITABUNA: Som ao vivo nos bares liberado, toque de recolher segue das 22 as 05hs

 


A Prefeitura havia divulgado na tarde desta quarta-feira (26), que estaria proibido música ao vivo em bares, restaurantes e similares, além de espaços públicos, no município.

Contudo, por volta das 20h, a Prefeitura anunciou um recuo quanto à medida e voltou atrás da decisão. Os estabelecimentos poderão ter som ao vivo, desde que respeitem os protocolos sanitários da pandemia. 

A mudança de planos aconteceu em decorrência de um acordo firmado entre integrantes da Prefeitura e  músicos, além de donos de bares e restaurantes. O Toque de Recolher segue das 22h às 5h.


VerdinhoItabuna


Prefeituras baianas têm até dia 31 de maio para apresentar ao TCM plano de vacinação

 

As prefeituras dos municípios baianos têm prazo até o dia 31 de maio – a próxima segunda-feira – para apresentar ao Tribunal de Contas dos Municípios o Plano de Vacinação Municipal contra a Covid-19, assim como informações atualizadas sobre a sua implementação e resultados até agora. 

Devem também – os responsáveis municipais pelo controle da doença – preencherem os questionários sobre o planejamento e a execução da campanha de vacinação no “Hotsite Nacional”, dos tribunais de contas, criado por iniciativa do Conselho Nacional dos Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC).

A iniciativa de reunir em um site todas as informações sobre o planejamento e o andamento da vacinação em todos os municípios do país, tem por objetivo dar maior transparência a todo o processo e permitir o devido controle social, por parte da população – que é a maior interessada no desenrolar da campanha. 

Além disso, a publicação dos dados atualizados permitirá eventuais trocas de informações para a melhoria dos procedimentos por parte das prefeituras, e uma fiscalização mais eficiente por parte dos órgãos de controle.


Bahia

ITABUNA: Prefeito Augusto Castro autoriza pagamento de salários, dinheiro na conta nesta sexta 28

 


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, autorizou as secretarias da Fazenda e de Gestão e Inovação, a realizar o pagamento da folha salarial dos servidores municipais, referentes ao mês de maio, amanhã, sexta-feira, dia 28.


Segundo o secretário da Fazenda, Davi Freitas Dantas Dultra, cerca de quase 6 mil servidores movimentarão quase R$ 20 milhões injetados na economia local, através da liberação dos pagamentos salariais.


O secretário destaca que o compromisso do pagamento em dia reflete a preocupação da atual administração em valorizar os servidores para que se sintam estimulados e desenvolva suas atividades com satisfação.


“Hoje, estamos trabalhando com uma administração austera, pautada no compromisso do prefeito Augusto Castro em honrar ao que foi planejado, reforçando o compromisso com o servidor”, disse o secretário Davi Dultra.


Para o secretário de Gestão e Inovação José Alberto de Lima Filho, um outro aspecto importante dessa austeridade é a preocupação do prefeito em proceder esses pagamentos no mesmo dia. “Os servidores de todas as secretarias recebem indistintamente, na mesma data”.


A previsão inicial era a de que os salários fossem pagos no dia 31, mas o planejamento e uma gestão eficiente de pessoal permitiram que a data fosse adiantada para amanhã, dia 28, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid 19.



Políticos S Bahia

ITABUNA: Prefeitura de Itabuna faz consulta pública sobre retorno de aulas presenciais

 


A Prefeitura de Itabuna, no sul do estado, realiza uma consulta pública sobre a possibilidade de retorno das aulas presenciais nas escolas das redes pública e particular, diante da situação da pandemia do novo coronavírus. A pesquisa é realizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio de formulário disponível no site oficial da prefeitura de Itabuna e no endereço eletrônico do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). O prazo para resposta é até esta quarta-feira (26).


Segundo a gestão municipal, com base nos dados obtidos, a Secretaria Municipal da Educação definirá estratégias de ação que atendam os anseios e necessidades da sociedade e de coordenadores pedagógicos, gestores e funcionários administrativos das redes de ensino. A prefeitura ainda afirma que vai respeitar o que determinam decretos dos governos do Estado e do Município em relação ao enfrentamento da Covid-19, além das diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).



Políticos S Bahia

PECUÁRIA: BAHIA prorroga vacinação contra febre aftosa até 30 de Junho

 

A ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) informou, nesta quinta (27), que a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa em todo estado será prorrogada até o dia 30 de junho. A agência foi autorizada pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) a adotar a medida após solicitar a extensão do prazo, em virtude do desabastecimento do imunizante, em diversas regiões, logo na segunda semana da I Etapa de Vacinação de 2021, destinada a bovinos e bubalinos de todas as idades.

“Apesar dos efeitos da pandemia e do fechamento temporário de algumas cidades, não foi exatamente isso que motivou nossa decisão, e sim, a falta de vacinas. No entanto, o quantitativo de 1,7 milhão de doses chegará em breve para abastecer as revendas e atender à meta, que é a imunização de quase 11 milhões de animais, o que também deverá conter a especulação comercial sobre o preço final do produto, em função da insuficiência de vacina no mercado”, ressalta Carlos Augusto Spínola, diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB.

Até aqui, a vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia, inicialmente prevista para ocorrer entre 01 e 31 de maio, tem superado as expectativas da coordenação da Campanha, inclusive com a efetivação da declaração pelo produtor. “Estamos informando os representantes da cadeia produtiva sobre a prorrogação do prazo e todo nosso efetivo envolvido com a vacinação já está à disposição para esclarecer dúvidas e orientar os produtores para que possamos ultrapassar os 90% de imunização preconizados pelo MAPA e alcançados nas últimas etapas, o que nos confere grande possibilidade de assegurar o status de Bahia Zona Livre de Aftosa sem Vacinação, em 2023″, destaca Carlos Augusto Spínola.

Com a prorrogação da vacinação, o produtor terá até o dia 15 de julho para entregar a declaração nos escritórios da ADAB, lojas de produtos agropecuários, sindicatos rurais ou através do site www.adab.ba.gov.br .



Sudoeste 

CPI: Brasil poderia ter sido o 1º país a vacinar contra a Covid-19 no mundo, diz diretor do Butantan

 


Convocado a depor pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o diretor do Instituto Butanta, Dimas Covas, afirmou na sessão de ontem que o Brasil poderia ter sido o primeiro país no mundo a dar início à vacinação contra o novo coronavírus, caso o governo tivesse respondido às primeiras tratativas para aquisição da CoronaVac.

De acordo com o pesquisador, a primeira oferta que previa e entrega de 60 milhões de doses até dezembro, foi feita pelo Butantan ao Ministério da Saúde ainda no dia 30 de julho, mas o órgão não respondeu. Na época, o general Eduardo Pazuello comandava a pasta. 

O segundo contato foi feito em agosto, conforme comprovado por documento apresentado por Covas à CPI, que detalha a proposta de garantir 60 milhões de doses até o primeiro trimestre de 2021. O número já era menor pois com o passar do tempo, o cronograma de entrega, com base também no recebimento de insumos farmacêuticos, foi mudando. 

O governo propôs uma cláusula de exclusividade que impedia que a CoronaVac fosse comercializada com outros países. Contudo, a SinoVac já tinha outros acordos com países da América Latina, impasse que atrasou ainda mais a vacinação.

A carta, assinada pelo próprio diretor, cita que é um aditamento do ofício enviado no dia 30 de julho, e é endereçada ao então ministro Pazuello.

O senador governista, Marcos Rogério (DEM-RO), indagou ao diretor do Instituto Butantan, de São Paulo, se naquela ocasião o Governo Federal já podia negociar a aquisição, sem a devida aprovação para o uso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dimas rebateu e lembrou que a AstraZeneca foi comprada quando estava no "mesmo patamar" de confiança da CoronaVac.

Marcos Rogério exibiu um áudio vazado de uma reunião entre Dimas Covas e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), no qual o tucano bate na mesa e se mostra exaltado. Ele pede que Covas tente intervir junto a "seu amigo chinês", que segundo o diretor era o vice-presidente da SinoVac.

Segundo Covas, a reunião privada não tratava apenas da vacina, e o trecho exibido por Marcos mostra a tentativa de Doria de antecipar o recebimento de doses. No áudio, Doria ressalta a importância política em agilizar a produção da CoronaVac.

Humberto Costa, senador pelo PT, deixou de lado as diferenças políticas com o governador do PSDB e o defendeu após a exposição do áudio. Ele reiterou que na luta pela vida, não há "esquerda, direita ou centro". 

Como contraponto, Costa recuperou o vídeo de Bolsonaro que responde grosseiramente a um jornalista que o pergunta sobre a compra de vacinas. Irritado, Bolsonaro diz que não há imunizante disponível no mundo. "Só se for na casa da tua mãe", diz Bolsonaro no vídeo. 

O contrato efetivo com o Ministério da Saúde só veio a ser assinado em janeiro, de acordo com o cientista, quando o governo Bolsonaro encontrava dificuldades de negociar com outras farmacêuticas.

Em determinado momento da sessão, o presidente Omar Aziz (PSD-AM) pediu que os colegas da situação evitassem as agressões à China, principal fornecedor de insumos ao Brasil.

O vice-líder da Comissão, Randolfe Rodrigues, reafirmou que o país poderia ter 50 milhões de pessoas imunizadas, com a segunda dose, se o governo tivesse dado atenção ao contato do Butantan.

Os senadores da oposição costuraram a narrativa que foi endossada por Dimas Covas, de que o Governo Federal ignorou qualquer possibilidade de adiantar a compra de vacinas, pois apostou na política de imunidade de rebanho, aguardando que os brasileiros ficassem imunes após a contaminação, com base na baixa letalidade do vírus.

"Não há nenhuma comprovação de que haverá imunidade coletiva em relação a essa variante", alerta Covas, que confirmou ainda que o instituto de desenvolvimento de vacinas não recebeu nenhum centavo do Governo Federal, nem apoio logístico do Ministério das Relações Exteriores, liderado antes por Ernesto Araújo.

Os constantes comentários depreciativos do próprio presidente Jair Bolsonaro e de aliados à China, na opinião de Dimas Covas, atrapalhou o Brasil na corrida mundial pelos insumos produzidos pela nação asiática.

"Comparo com os vizinhos. Você tem 99 vizinhos legais, gente boa, mas tem um chato que sempre traz problema. Quando você faz uma festa de ano novo, quem você convida? Os 99 legais, ou aquele um que é chato?", comparou Covas.



ATarde

DESEMPREGO NA BAHIA vai a 21,3% no Brasil 14,7% recordes na história, confira

No primeiro trimestre de 2021, a taxa de desocupação na Bahia foi de 21,3%, quebrando o recorde de 2020 e ficando no maior patamar para o estado em nove anos - desde o início da série histórica da PNAD Contínua Trimestral, em 2012. O levantamento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foi divulgado nesta quinta-feira, 27.

Foi mais uma vez a maior taxa de desocupação do país, empatada com a verificada em Pernambuco (21,3%) e bem acima do indicador nacional, que ficou em 14,7%, também um recorde histórico.

A taxa de desocupação mede a proporção de pessoas de 14 anos ou mais de idade que estão desocupadas (não trabalharam e procuraram trabalho) em relação ao total de pessoas que estão na força de trabalho, seja trabalhando (pessoas ocupadas) ou procurando (desocupadas).

Segundo levantamento do IBGE, o novo recorde na taxa de desocupação na Bahia foi resultado principalmente do aumento da população desocupada, ou seja do maior número de pessoas que não estavam trabalhando e procuraram trabalho no estado.

Esse contingente chegou a 1,386 milhão de pessoas no primeiro trimestre deste ano, o maior em nove anos, desde o início da série da PNAD Contínua Trimestral. Aumentou 6,9% em relação ao último trimestre do ano passado (+90 mil desocupados) e 5,7% em relação ao 1o trimestre de 2020 (+75 mil desocupados).

Enquanto a desocupação chegou a um patamar histórico na Bahia, o número de pessoas trabalhando, fosse em ocupações formais ou informais (população ocupada), voltou a cair no 1o trimestre de 2021, após ter registrado uma leve alta no fim do ano passado.

Informais

Frente ao mesmo período de 2020, no primeiro trimestre de 2021, o saldo no número de pessoas ocupadas na Bahia ficou negativo para todas as formas de inserção no mercado de trabalho, o que significa que, ao final do período, houve mais saídas do que entradas.

Em termos absolutos, nessa comparação, o saldo mais negativo foi verificado entre os empregados no setor privado com carteira assinada, que passaram de 1,462 milhão no 1o trimestre de 2020 para 1,271 milhão no 1o trimestre de 2021 (-192 mil pessoas ou -13,1%). Em seguida, vieram os trabalhadores domésticos sem carteira assinada, que passaram de 308 mil para 226 mil (-82 mil ou -26,7%, queda percentual mais profunda), nessa comparação anual.

Já no confronto entre o 1o trimestre de 2021 e o 4o trimestre de 2020, apesar de, no total, a população ocupada ter se reduzido (-53 mil pessoas), houve discretos aumentos no número dos que trabalhavam por conta própria (de 1,574 milhão para 1,613 milhão, +38 mil ou +2,4%) e entre os empregados sem carteira assinada (de 886 mil para 894 mil, +8 mil ou +0,9%).

Com isso, o número de trabalhadores informais na Bahia teve um leve aumento entre o 4o trimestre de 2020 e o 1o trimestre de 2021, passando de 2,742 milhões para 2,762 milhões (+20 mil). A variação não foi estatisticamente significativa, mostrando mais uma estabilidade nesse contingente de trabalhadores, que representavam 53,8% de toda a população ocupada no estado, nos três primeiros meses do ano.

Ainda assim, frente ao 1o trimestre de 2020, quando somavam 3,016 milhões de trabalhadores, o número de informais na Bahia caiu 8,4%, com menos 254 mil pessoas trabalhando dessa forma no estado, em um ano.

São considerados informais os empregados e trabalhadores domésticos que não têm carteira assinada, os trabalhadores por conta própria ou empregadores sem CNPJ e as pessoas que trabalham como auxiliares em algum negócio familiar.


ATarde

ITARANTIM: ATENÇÃO COMERCIANTES vem ai COMÉRCIO PREMIADO, Participe você também

 


Grande Novidade Comerciantes pela Primeira Vez em Itarantim COMÉRCIO PREMIADO com sorteio de UMA MOTO 0Km E VÁRIOS PRÊMIOS SURPRESA, participe você também. 

Joelan Sobrinho presidente da diretoria provisória da Associação de Comerciantes, explicou detalhadamente sobre o COMÉRCIO PREMIADO 

ESCUTE OS ÁUDIOS: 





POLITIZE ITARANTIM






26 de mai. de 2021

ATENÇÃO JOVENS: Senado aprova lei de incentivo ao primeiro emprego

 


O Senado aprovou nesta terça (25) um projeto de lei (PL) que incentiva as empresas na contratação de jovens de 16 a 29 anos sem experiência no mercado de trabalho. O projeto prevê, a título de incentivo às empresas, a redução do INSS patronal de 20% para até 1%, e da alíquota do FGTS de 8% para 1% no primeiro ano de contratação. O projeto segue para a Câmara.
Para o autor do projeto, senador Irajá (PSD-TO), a regra vem tratar os desiguais de forma diferente. “[Esses jovens] não possuem experiência profissional e exatamente por essa razão que as oportunidades minguam. E o papel do estado brasileiro é conduzir os desiguais a um tratamento especial que estimule o mercado de trabalho a dar oportunidade para esses jovens”, disse Irajá. “A empresa tem como contrapartida nesse primeiro ano de emprego capacitar e qualificar o jovem e isso requer investimento, é importante que isso fique claro. É apenas um ano em que o jovem poderá ser contemplado por uma série de esforços de empresas, do governo e dele próprio”.

A ideia do projeto é submeter os jovens e as empresas a um contrato mais simplificado, menos oneroso para a empresa, e que garanta uma remuneração ao jovem e, uma experiência de trabalho. Os jovens contemplados pelo projeto devem estar matriculados em cursos superior ou profissionalizante.

Mas o relator, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) incluiu no projeto as pessoas que não estão nem trabalhando, nem estudando, a chamada “geração nem-nem”. “Trata-se de grupo que deve estar na base de toda atuação do Poder público, dadas suas características difíceis e do desamparo social que o acompanham”, disse o relator.

Os contratos previstos no projeto só poderão ser firmados em até 5 anos após a publicação da lei, caso seja aprovada também na Câmara. O projeto, que se chamava “Lei do Primeiro Emprego” mudou de nome. Agora, se chama “Lei Bruno Covas”, em homenagem ao prefeito de São Paulo, falecido em 16 de maio vítima de câncer.

Fonte: EBC

Bahia: Mãe do 1º bebê nascido com anticorpos contra Covid-19 falou da surpresa e gratidão

 


“Foi uma surpresa e ao mesmo tempo uma sensação de gratidão mesmo por ele já nascer imunizado né?”, disse ao G1, a médica ginecologista Patrícia Marques, mãe do bebê que nasceu com anticorpos contra a Covid-19 em Salvador, após ela ser vacinada quando ainda estava grávida.

O anúncio do caso foi divulgado nesta quarta-feira (26) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Esse é o primeiro registro de recém-nascido com a imunidade na Bahia, desde o início da vacinação. No Brasil, no entanto, há registro de outros dois casos, um em Santa Catarina, onde a mãe também foi imunizada, e outro no Acre, em que a mãe teve Covid-19, mas não apresentou sintomas.

Patrícia Marques recebeu a primeira dose da vacina em fevereiro. Na época, Patrícia se vacinou por ser profissional da Saúde, sob recomendação e acompanhamento da obstetra dela.

“A gente optou por tomar a vacina, porque eu estava trabalhando ainda, bastante exposta e agora com essa notícia positiva, a gente fica feliz”, comemorou a mãe do pequeno Matheus.

Em Salvador, a mãe do bebê que nasceu com anticorpos é a médica ginecologista Patrícia Marques. Ela recebeu a primeira dose da vacina em fevereiro. Na época, Patrícia se vacinou por ser profissional da Saúde, sob recomendação e acompanhamento da obstetra dela.

"Engravidei nessa fase difícil da pandemia e não pude deixar de trabalhar. Continuei atendendo nos consultórios, na parte da obstetrícia. Ainda mantinha uma carga horária presencial. Então, conversei com minha obstetra, que estava me acompanhando".

"A gente entrou em um acordo que, por eu estar exposta ainda, o risco da doença poderia ser bem pior que o risco de tomar vacina. Em comum acordo, a gente decidiu tomar a vacina", conta Patrícia.

A vacina que Patrícia Marques tomou foi a Oxford/AstraZeneca. Na época, ainda não havia a recomendação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que gestantes não fossem vacinadas com esse imunizante. Atualmente, a vacinação de grávidas com Oxford/AstraZeneca está suspensa na Bahia.

"Meu filho nasceu no dia 21 de maio e eu resolvi fazer o teste para a gente ver. Para a nossa surpresa e felicidade, estamos os dois imunes".

“Ele é ótimo, mama direitinho, é ótimo”, revelou a gincologista.


 G1Bahia

 

Urgente: Morando em estados diferentes, irmãs morrem no mesmo dia de Covid-19

 

Ivonete Peixoto do Nascimento Santos, de 60, morreu no Rio Grande do Norte e Izolda Peixoto do Nascimento Pinheiro, de 51 anos, no Ceará, nesta segunda (24).

Duas irmãs que moravam em estados diferentes morreram no mesmo dia por Covid-19, no Rio Grande do Norte e no Ceará. O caso aconteceu nesta segunda-feira (24). Ivonete Peixoto do Nascimento Santos, de 60 anos, e Izolda Peixoto do Nascimento Pinheiro, de 51, eram naturais de Pendências, no Vale do Açu, no Rio Grande do Norte. O município é um dos que vive alta de casos no estado. Segundo o sobrinho das duas mulheres, o advogado Airton Luz, de 30 anos, ambas pegaram a doença no mesmo período, mas em estados diferentes.

Ivonete, conhecida como Nininha, era professora aposentada e morava no município potiguar. Já Izolda era pastora evangélica e acompanhava o marido no ministério em Fortaleza, no Ceará. Ambas pegaram a doença no mesmo período, precisaram de internação e morreram no mesmo dia, segundo Airton. “Recebemos a notícia do falecimento das duas quase na mesma hora, ontem à tarde”, contou. Ainda de acordo com Airton, as tias ficaram doentes há pouco mais de 30 dias. Ivonete, que era diabética, precisou ser internadas cerca de dois dias depois, foi transferida para Mossoró e ficou intubada na UTI do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró.

Izolda e Ivonete Peixoto, de 51 e 60 anos, respectivamente. Irmãs morreram no mesmo dia por Covid-19.  — Foto: Cedida pela família

Já Izolda ficou isolada em casa, no Ceará, por sete dias, mas começou a tossir, teve baixa da saturação e também precisou ser internada em um hospital privado, mas não resistiu nesta segunda-feira (24). Outros familiares também ficaram doentes no período. “Minha mãe, meu irmão, o marido da minha tia Nininha também pegaram, mas estão bem”, conta o advogado. As duas mulheres, porém, tiveram a doença de forma mais grave. “Elas saiam pouco de casa, estavam mais isoladas. A situação aqui na região está difícil. Hoje um colega, advogado também faleceu”, contou Airton Luz. “A família está triste com a grande perda, mas crendo que Deus está no controle de todas as coisas e que nesse momento minhas tias estão ao lado do pai”, disse. A Câmara Municipal de Pendências publicou uma nota lamentando o falecimento das irmãs e também do colega de Airton, Iran Filho. A prefeitura suspendeu as atividades presenciais na rede de ensino em luto pelo falecimento da professora aposentada Ivonete. 


// InterTV. BlogdoMarcelo