Postagens Recentes Slid

Itaranet

Itaranet

Câmara Municipal Itarantim

Câmara Municipal Itarantim

26 de mai. de 2021

Bahia: Mãe do 1º bebê nascido com anticorpos contra Covid-19 falou da surpresa e gratidão

 


“Foi uma surpresa e ao mesmo tempo uma sensação de gratidão mesmo por ele já nascer imunizado né?”, disse ao G1, a médica ginecologista Patrícia Marques, mãe do bebê que nasceu com anticorpos contra a Covid-19 em Salvador, após ela ser vacinada quando ainda estava grávida.

O anúncio do caso foi divulgado nesta quarta-feira (26) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Esse é o primeiro registro de recém-nascido com a imunidade na Bahia, desde o início da vacinação. No Brasil, no entanto, há registro de outros dois casos, um em Santa Catarina, onde a mãe também foi imunizada, e outro no Acre, em que a mãe teve Covid-19, mas não apresentou sintomas.

Patrícia Marques recebeu a primeira dose da vacina em fevereiro. Na época, Patrícia se vacinou por ser profissional da Saúde, sob recomendação e acompanhamento da obstetra dela.

“A gente optou por tomar a vacina, porque eu estava trabalhando ainda, bastante exposta e agora com essa notícia positiva, a gente fica feliz”, comemorou a mãe do pequeno Matheus.

Em Salvador, a mãe do bebê que nasceu com anticorpos é a médica ginecologista Patrícia Marques. Ela recebeu a primeira dose da vacina em fevereiro. Na época, Patrícia se vacinou por ser profissional da Saúde, sob recomendação e acompanhamento da obstetra dela.

"Engravidei nessa fase difícil da pandemia e não pude deixar de trabalhar. Continuei atendendo nos consultórios, na parte da obstetrícia. Ainda mantinha uma carga horária presencial. Então, conversei com minha obstetra, que estava me acompanhando".

"A gente entrou em um acordo que, por eu estar exposta ainda, o risco da doença poderia ser bem pior que o risco de tomar vacina. Em comum acordo, a gente decidiu tomar a vacina", conta Patrícia.

A vacina que Patrícia Marques tomou foi a Oxford/AstraZeneca. Na época, ainda não havia a recomendação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que gestantes não fossem vacinadas com esse imunizante. Atualmente, a vacinação de grávidas com Oxford/AstraZeneca está suspensa na Bahia.

"Meu filho nasceu no dia 21 de maio e eu resolvi fazer o teste para a gente ver. Para a nossa surpresa e felicidade, estamos os dois imunes".

“Ele é ótimo, mama direitinho, é ótimo”, revelou a gincologista.


 G1Bahia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário