Com a ascensão do vereador João de Deus, que assume pela segunda vez a presidência da Câmara de vereadores de Itapetinga, já está mais do que na hora do edil alçar voos mais altos. Com quase 30 anos no MDB, além de eleito vereador pela quarta vez, João tem em mente que já cumpriu seu objetivo no Legislativo, e agora pode sim, disputar a prefeitura de Itapetinga.
Por outro lado tem o vice-prefeito Renan Pereira (UB), que também pensa em ser o candidato do grupo, em 2024, rumo à prefeitura. Ambos já estão em disputa pela vaga de candidato.
Fontes ligadas ao próprio prefeito vazaram ao blog de que já existem pesquisas internas incluindo os dos nomes. Outros nomes como o do secretário de Infraestrutura, Gustavo David (PDT), basicamente nem aparecem junto ao eleitorado do MDB, porém, dando um empate técnico entre o presidente da Câmara e o atual vice-prefeito.
A pesquisa vem numa hora em que marca a ascensão do vereador emedebista ao assumir o Legislativo pela segunda vez, sendo um dos nomes do MDB de maior destaque junto ao eleitorado do grupo. Renan por sua vez visa ser candidato a prefeito com ou sem o apoio do grupo do prefeito. Isso já está bem claro pelo tom do seu discurso.
O próprio Renan que nunca foi contra à reeleição, dias atrás chegou a dizer em um Podcast, de que se candidato for e sendo eleito, não disputaria reeleição. Nas entrelinhas estaria dizendo ao prefeito “me apoie, eu sendo eleito não serei empecilho caso você queira se candidatar novamente.”
Apelação à parte, a disputa entre João de Deus e Renan será bastante interessante dentro do grupo do prefeito. Seria quebrar o tabu ou não de um candidato simples vindo da periferia ter o apoio de partidos como o MDB e o União Brasil ou continuar a velha máxima: só os candidatos da elite continuam tendo vez entre esses grupos.
Por Roberto Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário