Postagens Recentes Slid

Itaranet

Itaranet

Câmara Municipal Itarantim

Câmara Municipal Itarantim

26 de set. de 2023

Itarantim Urgente: Um alerta preocupante


Calor em excesso faz mal? Médicos alertam para os riscos da hipertermia e problemas respiratórios causados pela aumento da temperatura e baixa umidade do ar

Tanto o calor quanto a baixa umidade do ar geram diversas consequências para o corpo humano. As pessoas devem ficar hidratadas o tempo todo.

Existe mesmo risco de morte por hipertermia?
Existe, e por isso é necessário fazer toda a prevenção. As pessoas que podem ficar mais em casa, que têm ar-condicionado, é importante ficar nesses ambientes mais climatizados. A hipertermia vem por meio da exposição solar, principalmente entre 10h e 17h.

Como podemos nos prevenir dos sintomas da hipertermia?
Ingerindo líquidos, tais como água, sucos naturais, água de coco. Não vou incluir as bebidas alcoólicas nem as gasosas. Devemos aliar isso a uma alimentação mais saudável, evitando fast-foods e alimentos muito condimentados. Evitar também ambientes abertos com muita exposição solar, por isso a melhor forma de prevenção à hipertermia é ficar em casa.

E quais são as recomendações para dias de calor intenso?

A recomendação é hidratar o nosso corpo. Ingestão de líquidos, no mínimo dois litros por dia, além de hidratar os olhos, as narinas e os lábios, evitar banhos quentes, evitar a utilização excessiva de sabonetes, que removem a oleosidade da nossa pele, e também de buchas.

Quais são os principais efeitos do calor no organismo humano?
Principalmente a desidratação. Se a pessoa está apresentando muita tontura, até desmaiando, a gente tem que prestar atenção, inclusive checando a pressão arterial. Além disso, o calor deixa as pessoas mais prostradas, sentindo mais fraqueza e desânimo. O aumento da temperatura externa diminui a quantidade de líquido no organismo, por isso a importância de nos hidratarmos melhor, principalmente as crianças e idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário