Atendimento é feito de forma on-line. A depender da pandemia, atendimentos poderão ser presenciais em março
O Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), plataforma para regularizar título e demais alterações no cadastro eleitoral, estará disponível, até 4 de maio, para que todas as pessoas possam regularizar sua situação, independentemente de não terem feito biometria ou de terem se ausentado por três pleitos consecutivos.
“Desde 9 de agosto do ano passado damos suporte online em Salvador e Região Metropolitana, gerando comodidade. O TRE não é burocrático e é eficiente”, disse o presidente do TRE-BA, o desembargador Roberto Maynard Frank. O NAVE passará a atender, a partir deste mês, a todo o estado, disse o desembargador em coletiva de imprensa na sede do TRE-BA, no CAB, nesta quarta-feira, 9. De agosto de 2021 para cá, foram feitos 20.155 atendimentos.
Com o atendimento presencial suspenso por conta da pandemia de covid-19, embora com expectativa de retorno em março, com agendamento, o TRE-BA tem se mobilizado para regularizar o máximo possível de pessoas aptas a votar, ainda que não tenham feito o cadastro biométrico. Na Bahia, 2.294.537 pessoas estão com o título cancelado, 377.479 delas em Salvador, o que equivale a cerca de 25% dos títulos de eleitor do estado e aproximadamente 20% dos títulos de eleitor na capital, respectivamente.
Para regularizar a situação eleitoral, a cidadã ou cidadão deve enviar para o NAVE um documento oficial brasileiro de identificação, como RG ou passaporte; comprovante de residência atualizado; foto segurando o documento, com o documento em questão ao lado do rosto, que pode ser feito através da modalidade de fotografia conhecida como “selfie”; e certificado de quitação de serviço militar, este último apenas para homens entre 19 e 45 anos que não tenham título eleitoral.
O serviço conta com uma atendente virtual chamada Maia, presente tanto no site do TRE-BA (clique aqui para entrar) quanto no Telegram, no endereço @maiatrebot. Para as pessoas que preferem chamada telefônica, ligações podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo telefone (71) 3373-7000.
O pagamento das pendências com o TRE-BA pode ser feito em tempo real, sem pedir a GRU (Guia de Recolhimento da União), por pix ou cartão de crédito. “São facilidades que precisam ser difundidas”, disse Roberto Maynard Frank. Os eleitores com pendências que não tiverem condições financeiras de realizar pagamento, segundo o presidente do TRE-BA, devem formalizar uma declaração alegando sua situação para um juiz da Justiça Eleitoral.
As eleições de 2022 serão realizadas no dia 2 de outubro, com o segundo turno previsto para 30 de outubro, caso aconteça.
ATarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário