Meirelles pode integrar equipe econômica de lula
Eleito para o seu terceiro mandato como Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve realizar algumas medidas mais imediatas para trazer maior segurança ao mercado. A principal delas? Anunciar o seu ministro da Fazenda e sua equipe econômica, ponto que não quis revelar durante a campanha, como explica Victor Candido, economista-chefe da RPS Capital, ao BP Money.
"O anúncio do Ministro da Fazenda deve acontecer relativamente rápido e isso dará o tom dos mercados, pois é o grande ponto do momento. Ele tem que, obviamente, fazer um aceno mais ortodoxo à economia. Lembrando que a situação fiscal do País não é das piores, mas não há espaço para exageros e nenhum rompante populista", destacou Candido.
"Os próximos movimentos do mercado vão depender do escolhido para chefiar o Ministério da Fazenda, que poderá ser desmembrado do atual Ministério da Economia nas pastas de Fazenda, Planejamento, e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O desmembramento era uma vontade também de Guedes", analisou Beto Saadia, economista e sócio da BRA-BS.
Para Saadia, existem dois cenários para esse protagonista econômico: economistas mais próximos ao centro político ou de maior traquejo político.
"O primeiro seria conduzido por economistas mais próximos ao centro político, como Henrique Meirelles e Armínio Fraga. O segundo cenário seria de maior traquejo político, sob uma “esquerda pragmática” – com Jacques Wagner, Rui Costa ou Alexandre Padilha [todos do PT]", destacou.
"Dispor de um político de carreira na frente da cadeira ministerial pode ser providencial na negociação do orçamento, desde que amparado por uma equipe técnica e ortodoxa. O primeiro mandato do presidente Lula foi capitaneado por Palocci com suportes de Marcos Lisboa, Murilo Portugal, Daniel Goldberg, Alexandre Scheinkman", completou Saadia.
Especialista de renda variável da One Investimentos, Edmar Oliveira segue a mesma linha e aponta o discurso de Lula como grande fator para o mercado
Nenhum comentário:
Postar um comentário